MECANISMOS DE PERSUASÃO
1. Perícia no uso de perguntas
Clareza de ponto de vista (Perguntas empregadas para convencer)
"Precisamos pensar no assunto".
"Em que, exatamente, temos que pensar"?
Lidando com questões emocionais (Ocorre quando uma pessoa está emocionalmente envolvida na ação.)
Clareza de valores (Descobrir os valores das pessoas, perguntando à elas. Utilizando esses valores, fica fácil persuadí-las.)
"O que é mais importante na sua decisão de comprar um automóvel?"
"O que é mais importante pra você no nosso casamento?“
Palavras fortes
O nome: "Bill, você poderia fazer a gentileza de enviar a análise do orçamento?"
"Este carro vai muito bem com você, não acha, Keith?"
Por favor e obrigado: "Obrigado por vir me visitar hoje."
"Por favor, dê toda atenção a esta proposta, John."
Porque: "Você na certa quer investir agora porque vai ganhar muito dinheiro.“
Palavras que vendem: vantagem, economizar, benefício, segurança, conforto, confiança, resultados, valor, emocionante, merecer, diversão, garantia, livre, amor, certo, poderoso, melhorado, descoberta, investimento, feliz, alegria, dinheiro, proteção, vital, orgulho, fácil, provado, saúde, lucro, novo, verdade, você.
2. Técnicas de pressão pelo tempo: É sensato ter em mente a lei da escasses: quando alguém percebe haver quantidades limitadas de um produto desejado, acredita que o valor deste produto desejado é mais elevado do que se estivesse disponível em profusão.
3. Técnica de credibilidade: Deve-se ter em mente a lei dos amigos: quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa e você nota que esta pessoa tem em mente os seus maiores interesses e/ou gostaria que ela tivesse os seus maiores interesses em mente, então você estará fortemente motivado a satisfazer a solicitação.
Segredos
"Eu não devia lhe contar isto, mas..."
"Não é oficial, mas acho que você devia saber..."
Passos Futuros :"Se você gostar do nosso produto, irá comprá-lo de novo?"
Formas de linguagem hipnótica
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
TÍTULO (UMA OU MAIS FRASES, CURTAS E ATRAENTES)
IMAGEM (INUSITADA E SUGESTIVA)
CORPO DO TEXTO (DESENVOLVE A IDEIA SUGERIDA NO TÍTULO)
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO OU MARCA (“ASSINATURA” DO ANUNCIANTE)
LOGOTIPO (SÍMBOLO QUE REPRESENTA UMA MARCA)
SLOGAN (FRASE COM OU SEM VERBO)
ANÚNCIO CLASSIFICADO
1. Perícia no uso de perguntas
Clareza de ponto de vista (Perguntas empregadas para convencer)
"Precisamos pensar no assunto".
"Em que, exatamente, temos que pensar"?
Lidando com questões emocionais (Ocorre quando uma pessoa está emocionalmente envolvida na ação.)
Clareza de valores (Descobrir os valores das pessoas, perguntando à elas. Utilizando esses valores, fica fácil persuadí-las.)
"O que é mais importante na sua decisão de comprar um automóvel?"
"O que é mais importante pra você no nosso casamento?“
Palavras fortes
O nome: "Bill, você poderia fazer a gentileza de enviar a análise do orçamento?"
"Este carro vai muito bem com você, não acha, Keith?"
Por favor e obrigado: "Obrigado por vir me visitar hoje."
"Por favor, dê toda atenção a esta proposta, John."
Porque: "Você na certa quer investir agora porque vai ganhar muito dinheiro.“
Palavras que vendem: vantagem, economizar, benefício, segurança, conforto, confiança, resultados, valor, emocionante, merecer, diversão, garantia, livre, amor, certo, poderoso, melhorado, descoberta, investimento, feliz, alegria, dinheiro, proteção, vital, orgulho, fácil, provado, saúde, lucro, novo, verdade, você.
2. Técnicas de pressão pelo tempo: É sensato ter em mente a lei da escasses: quando alguém percebe haver quantidades limitadas de um produto desejado, acredita que o valor deste produto desejado é mais elevado do que se estivesse disponível em profusão.
3. Técnica de credibilidade: Deve-se ter em mente a lei dos amigos: quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa e você nota que esta pessoa tem em mente os seus maiores interesses e/ou gostaria que ela tivesse os seus maiores interesses em mente, então você estará fortemente motivado a satisfazer a solicitação.
Segredos
"Eu não devia lhe contar isto, mas..."
"Não é oficial, mas acho que você devia saber..."
Passos Futuros :"Se você gostar do nosso produto, irá comprá-lo de novo?"
Formas de linguagem hipnótica
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
TÍTULO (UMA OU MAIS FRASES, CURTAS E ATRAENTES)
IMAGEM (INUSITADA E SUGESTIVA)
CORPO DO TEXTO (DESENVOLVE A IDEIA SUGERIDA NO TÍTULO)
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO OU MARCA (“ASSINATURA” DO ANUNCIANTE)
LOGOTIPO (SÍMBOLO QUE REPRESENTA UMA MARCA)
SLOGAN (FRASE COM OU SEM VERBO)
ANÚNCIO CLASSIFICADO
v CLASSIFICADOS EM
CATEGORIAS NOS JORNAIS, REVISTAS OU SITES
(COMPRA, VENDA, ALUGUEL, TROCA, SERVIÇOS DE PROFISSIONAIS, EMPREGOS, ETC.)
v PEQUENO, CONCISO,
OBJETIVO E SEM RECURSOS VISUAIS;
v ESTRUTURA: TÍTULO (CHAMATIVO E DIRETO); CORPO
(COM ABREVIATURAS E DADOS ESSENCIAIS DO PRODUTO OU SERVIÇO); MEIO DE CONTATO (ANUNCIANTE
PODE OU NÃO SE IDENTIFICAR).
ANÚNCIO POSTAL
v FORMA
DE CARTÃO-POSTAL;
v OUTDOOR DE
BOLSO OU POSTAL PUBLICITÁRIO;
v
CUSTO BAIXO;
v DIVULGA PRODUTOS,
SERVIÇOS, FESTAS OU EVENTOS CULTURAIS;
v EXPOSTOS EM LOCAIS
PÚBLICOS OU ENVIADOS PELO CORREIO.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Montado por Sandra Helena Amaral
q merda
ResponderExcluireu curti. Pra quem sabe aproveitar deve ter aprendido algo. (;
ResponderExcluirMe ajudou muuiito! vlw sora
ResponderExcluirGostei muito.
ResponderExcluirTirou algumas duvidas.
Wleu