Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sábado, 19 de fevereiro de 2011

PARÁGRAFOS DO TEXTO DISSERTATIVO

Você pode escrever um texto de maneira mais simples utilizando técnicas específicas.

1º. Passo: Estudo da tese. Em todas as propostas de redação, o vestibulando recebe uma tese ou uma orientação, que traz com detalhes o que é proposto para a construção da redação. É necessário fazer um estudo dessa proposta, tentando extrair a palavra chave e o tema principal que deve ser trabalhado.

2º. Passo: Introdução. Após extrair da orientação sua ideia básica, você irá iniciar o seu primeiro parágrafo. Para isso, faça uma afirmação pessoal em torno do assunto, evidenciando sua opinião sobre a tese. Para se tornar mais simples a introdução do assunto podem ser usadas expressões do tipo “É inadmissível”, “É vergonhoso”, “É inevitável”, “É inaceitável” e assim por diante. Após inserir o assunto, partimos então para a análise da consequência imediata causada pelo assunto tratado. Nesse caso, tente relacionar consequências de caráter mais social.

3º. Passo: Desenvolvimento. O desenvolvimento é elaborado em no máximo três parágrafos. No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto...”. O quarto parágrafo trabalha a exemplificação, que torna o texto muito mais rico e interessante. Por isso é importante sempre ler jornais e revistas, para que tenha algum assunto para usar como exemplo.

4º. Passo: Conclusão. Agora que já foram trabalhados os quatro parágrafos (introdução + desenvolvimento) podemos partir para a conclusão. Concluir um texto é simples e importantíssimo. Se você trabalhou bem o tema e tem bastante informação sobre o assunto, será ainda mais simples. Na conclusão, que é o último parágrafo, tentamos fazer sugestões, citações e uma síntese geral, objetiva, do assunto tratado durante o texto.

FONTE:http://www.mundovestibular.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário